Aprenda como usar tons de cinza na decoração sem monotonia
Usar tons de cinza na decoração não significa que o ambiente precisa ser monótono. Aprenda como fazer uma decoração com tons de cinza passando longe da monotonia.
Decorar com tons de cinza pode ser difícil a princípio, pois se você exagerar ou não criar uma harmonia perfeita, o ambiente fica monótono.
É justamente a evitar isso que vamos te ensinar no post de hoje. É possível criar belíssimas decorações com tons de cinza de forma estimulante, criativa e com boas energias. Preparado para saber como? Vamos lá!
Usando tons de cinza na decoração
Contraste preto e branco
Os tons de cinza são naturalmente mais básicos e, ao lado deles, o preto e o branco se destacam. Então, para usar tons de cinza na decoração, tente criar contraste com branco e preto.
Você pode fazer isso com um fundo branco, detalhes específicos em preto e o restante em tons de cinza, por exemplo.
Paredes brancas, piso vinílico de cimento queimado, móveis totalmente pretos e uma das paredes com papel de parede em tons de cinza, com estampas ou desenhos. Para finalizar, uma cortina personalizada em tons claros de cinza.
Base cinza
A decoração com tons de cinza não precisa ser apenas cinza. Um bom exemplo é a base cinza com a presença de outras cores por cima.
Por exemplo, papéis de parede com estampas acinzentadas em todas as paredes, destacando apenas uma delas. O piso pode ser o vinílico de cimento queimado. Todo o restante pode ser colorido, utilizando amarelo, azul ou verde, de preferência em cores vivas.
O branco e o preto também podem estar presentes no lugar das cores, mas isso deixa o ambiente um pouco mais básico e sem muito contraste. Lembre-se: o contraste é um dos fatores que mais enriquece a decoração.
Base em cores
Na base em cores, você escolhe uma cor favorita que não seja cinza, nem preto e nem branco. Pode ser um azul, para aproveitar a cor do ano Pantone de 2020, o azul clássico.
A partir daí, paredes azuis podem combinar com tons de cinza nos móveis, nas cortinas e nos revestimentos. Para trazer mais vida ao ambiente, dê preferência ao piso vinílico, neste caso com estampas de madeira.
Usar tons de cinza na decoração dessa forma evita que o ambiente fique apagado, mas ressalta o cinza em meio à vida.
Majoritariamente branco
Outra opção é apostar na decoração majoritariamente branca. Paredes brancas, piso vinílico de tons claros, cortinas brancas e somente os móveis e objetos em tons de cinza.
O efeito criado com este tipo de decoração é o de que os móveis estão saltando do restante da decoração. Tudo que estiver em cinza fica em evidência. Portanto, é uma boa ideia manter os melhores móveis em tons de cinza.
Você também pode destacar uma das paredes em tons de cinza com papel de parede, complementando a decoração.
Majoritariamente preto
É o contrário do anterior, com um detalhe bem específico: nesta decoração, é mais difícil fazer o cinza se destacar, mas ainda é possível.
Comece pelo piso, que deve ser claro para contrastar com o preto. O vinílico de cimento queimado cai muito bem. Uma das paredes deve ser preta por completo, assim como algumas peças selecionadas, como móveis de madeira ou prateleiras.
As cortinas podem ser acinzentadas. Tudo o que for estofado também deve usar tons de cinza na decoração. Para complementar, use um tapete preto para contrastar com o piso e harmonizar com a parede preta.
Minimalismo
A decoração minimalista é aquela que preza por poucos itens. Somente o básico está presente. É muito fácil criar uma decoração minimalista em tons de cinza.
Comece pelo piso vinílico de madeira mais claro. As paredes devem ser brancas, mas uma delas pode trazer um papel de parede com estampas mescladas entre o branco e os tons de cinza.
Móveis podem ser brancos e cinzas, de forma revezada. As cortinas podem ser cinza também, mas o branco também é uma opção.
Para este estilo decorativo, tente não colocar muitos itens. Isso é o que caracteriza a decoração minimalista. O resultado será uma sensação de decoração límpida.
Discrição
Se você quer usar tons de cinza na decoração de forma discreta, a melhor forma de fazer isso é com o uso de acessórios, como almofadas, tapetes, roupa de cama e alguns objetos decorativos diversos.
Todo o restante pode seguir um estilo decorativo escolhido por você. Tente quebrar um pouco a presença do cinza no piso, nas paredes e nos móveis. Deixe os tons de cinza para os detalhes e o resultado será uma decoração discretamente apoiada no cinza.
Gostou das dicas? Aproveite que você pode e adquira vários itens para sua decoração em tons de cinza em nosso site!
0 comments