As 8 dúvidas mais frequentes sobre cortinas e suas respostas
As cortinas são peças-chave na decoração de qualquer ambiente. Elas são elegantes, charmosas e funcionais. Engana-se quem pensa que cortinas servem apenas para deixar os ambientes mais bonitos e luxuosos.
Na verdade, elas também servem a diversos propósitos funcionais, como isolamento térmico, controle de luminosidade e de circulação de ar. É certo que nenhuma decoração, por mais bem feita que seja, está completa sem a presença de uma cortina.
Elas existem numa grande variedade de modelos, tecidos, cores, designs e com inúmeros acessórios que podem acompanhar as cortinas. No post de hoje, você vai ver as 8 dúvidas mais frequentes sobre cortinas e suas respostas.
Perguntas e respostas – Dúvidas mais frequentes sobre cortinas
1 – Qual o tecido mais indicado para cortinas de forma geral? E é melhor usar cores claras, escuras ou estampas?
Esta é uma das principais dúvidas sobre cortinas que o consumidor geralmente apresenta. O fato é que o tecido depende muito da intenção e do cômodo a ser decorado, assim como as cores. Mas de forma geral, podemos dar algumas indicações.
Para cortinas mais leves e luminosas, bons tecidos são o voal e o linho, de preferência com cores claras. O linho é um pouco mais opaco, e pode controlar mais a luminosidade do que o voal. Já para ambientes mais marcantes, os tecidos de linho de trama mais fechada e a seda são boas opções. Tenha em mente, porém, que o segundo é mais caro, porém existem tecidos sintéticos que imitam a seda perfeitamente, assim como também o linho sintético, melhores valores e práticas para lavar, não precisando passar na maioria das vezes.
Quanto às cores, o ambiente mais marcante pede cores mais escuras e opacas, enquanto um ambiente leve e relaxante requer cores claras e luminosas.,
2 – Para um apartamento pequeno, é melhor ter cortinas ou persianas?
Mais uma das dúvidas mais frequentes sobre cortinas. Espaços pequenos devem ser bem aproveitados e evitar excessos. Dito isso, as persianas são uma opção mais viável. Além de não ficarem no caminho, elas conseguem se encaixar melhor em qualquer espaço.
Contudo, ainda é possível usar cortinas, ou mesmo um xale que pode trazer mais aconchego e beleza ao ambiente. Aposte também nos pingentes ou cordões para amarrar as cortinas ou xales.
3 – Devo combinar as cores com paredes ou com móveis?
Outra entre as dúvidas mais frequentes sobre cortinas. O ideal é combinar com ambos, e garantir que tudo no ambiente esteja em harmonia. Para isso, estude brevemente o círculo cromático e escolha uma forma de combinação de cores antes de começar a decorar.
Se você estiver indeciso, aposte nos tons neutros, que combinam bem com a maioria dos móveis e revestimentos.
4 – Qual o comprimento ideal da cortina?
Existe muita especulação acerca dessa dúvida frequente sobre cortinas. De forma geral, a recomendação é que ela se inicie rente ao teto e vá até o chão. Desse modo dará a impressão do pé direito mais alto. Atualmente está muito em uso a cortina no chão, no mínimo de 5 cms, mais se o tecido for claro dará maior trabalho com a sujidade, essa opção vem de encontro a arquitetura ou colocação de gesso que nem sempre está sendo alinhada com o teto e chão, deixando medidas de alturas diferentes, dificultando o alinhamento de altura das cortinas com relação as bainhas.
Somente em ambiente com pé direito muito alto, se a pessoa preferir, é recomendado iniciar a cortina a meio caminho entre o teto e a janela. No restante dos ambientes, o tecido deve partir do teto, pois dá a sensação de maior amplitude.
5 – Posso usar modelos diferentes em cada cômodo da casa?
Sim, desde que os cômodos fiquem devidamente separados. No caso de uma sala de dois ambientes, por exemplo, é recomendado seguir o mesmo estilo e cores, desse modo o ambiente fica mais harmonizado.
Pense também na vista de quem está do lado de fora. Se a janela da sala for ao lado da janela do quarto, é melhor seguir o mesmo padrão de cores. Agora, se os cômodos forem todos separados e sem janelas lado a lado, então sinta-se livre para usar o que quiser em cada um.
6 – Posso usar persianas e cortinas na mesma janela?
Sim! É perfeitamente possível combinar persianas e cortinas em diversos cômodos. As persianas trazem privacidade e modernidade, enquanto as cortinas garantem isolamento térmico e suavidade.
A dica é usar cores que combinem entre si e não deixar o conjunto muito pesado. Muitas camadas devem ser evitadas quando se combina cortinas com persianas. Respondida mais uma das dúvidas mais frequentes sobre cortinas.
7 – Trilho ou varão? Qual usar e quando?
Os trilhos são geralmente utilizados em cortinas que ficam escondidas em cortineiros de gesso ou madeira, o que disfarça sua presença, embora haja uma tendência que vem ganhando mais espaço em usar o trilho mesmo sem cortineiro, isso vai do gosto da pessoa.
Alguns trilhos podem acabar aparecendo em certos casos, mas em geral, os suportes ficam ocultos. Já os varões são indicados para ambientes que não possuem os cortineiro. O varão também pode ser usado como parte da ambientação, sendo uma peça decorativa em conjunto com a cortina. Porém, ponteiras ornamentadas já caíram em desuso, hoje a opção é lisa, somente
8 – Como medir a quantidade necessária de tecido?
Esta é uma dúvida muito frequente sobre cortinas e é bom respondermos aqui. Primeiramente, meça a largura da janela (2m, por exemplo) e multiplique por três 2 x 3 = 6.
Então, tire a medida da altura (digamos que o pé-direito tenha 2,60m) e some 60 cm, medida suficiente para a confecção da barra e do cabeçote: 2,60 + 0,60 = 3,20. Por fim, multiplique os resultados: 4 x 3,20 = 12,80m.
A fórmula vale para um tecido com 1,40m de largura. Caso ele tenha 3m de largura, poderá ser usado na horizontal, o que dispensa emendas, na maioria das vezes. A metragem necessária, nesse caso, cai pela metade.
Aproveite para conhecer as cortinas da Sorian Decorações. Aqui, você encontra cortinas e persianas sob medida, especialmente fabricadas para o seu projeto de decoração. Além de outros itens importantes para embelezar ainda mais seu lar ou ambiente de trabalho, tais como: papel de parede, pisos vinílico, tapetes, rodapés e guarnições.
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!
0 comments