Como utilizar corretamente as Cortinas para Espaços de Trabalho e melhorar seu ambiente profissional
Ao escolher cortinas para espaços de trabalho, deve-se levar em consideração a finalidade do ambiente, a decoração do espaço e a luminosidade.
Dentre tantas opções existentes no mercado, escolher o tecido, modelo e cor corretos pode parecer difícil, mas estamos aqui para te ajudar.
Não é novidade que as cortinas são itens essenciais de decoração, além de proporcionarem uma atmosfera acolhedora para o ambiente.
Porém, também possuem várias funcionalidades como o controle da luminosidade, privacidade, redução de eco, conforto térmico e acústico para o local, por isso, podem ser uma boa opção para o ambiente de trabalho.
Quais são os modelos de cortina?
Existem vários tipos de cortina que são adequadas a cada ambiente, seus modelos podem ser divididos em cortinas convencionais e persianas.
As cortinas convencionais são fixadas em varão ou trilho, possuem sua abertura central ou nas laterais. São utilizadas como item de decoração, e podem ser feitas com diversos tipos de pregas, tecidos e sobreposições.
As persianas existem em diversos modelos, sendo que os mais conhecidos são: rolô, romana, horizontais e verticais. A persiana costuma ocupar menos espaço e consegue ser mais discreta que cortinas convencionais, além de garantir facilidade na limpeza.
As cortinas podem ser compradas prontas, ou feitas sob medida para o local de trabalho.
Quais tecidos são utilizados em cortinas para ambientes de trabalho?
Na maioria das vezes os tecidos sintéticos mais neutros, como o blackout, linhos sintéticos, algodão e voil são indicados para os ambientes de trabalho, levando em consideração a praticidade na limpeza e os valores.
A tecnologia permite que tanto os tecidos sintéticos como os tecidos naturais, possuem ótimo caimento. Alguns tecidos naturais exigem maior atenção, pois devem ser lavados a seco e não apresentam tanta resistência ao sol, por isso, o forro é de grande importância.
Como escolher a cortina correta?
Existem alguns truques que te ajudam na hora de escolher a cortina para espaços de trabalho:
1. Finalidade do local
Não é interessante, por exemplo, instalar cortina para escritório que bloqueie completamente a entrada de luz, pois corre o risco de torná-lo escuro.
Por outro lado, em salas de reunião que utilizam projetor de forma constante, as cortinas blackout podem ser uma boa opção para impedir que a luz natural cause reflexo.
Ainda, em ambientes relacionados à área da saúde, onde limpezas constantes são necessárias, o ideal é fazer uso de persianas que sejam fáceis de limpar.
Além disso, tecidos mais grossos podem ser utilizados para trazer maior conforto acústico ao ambiente de trabalho, reduzindo ruídos e ecos.
2. Luz solar
A cortina é uma ótima aliada, e pode ser responsável por dissipar a luz natural ou bloqueá-la completamente.
Os raios solares são responsáveis por aquecer o local (podendo aumentar custos com ar condicionado), além de estragar móveis, pisos e pedras e a luminosidade causada pode deixar o ambiente incômodo para o trabalho.
Por isso, principalmente em ambientes de trabalho, é muito importante decidir o tecido a ser utilizado de acordo com o objetivo que se busca alcançar: diminuir ou acabar com a luz solar.
3. Decoração
É muito importante que a cortina converse com a decoração do local.
Por exemplo, caso seus móveis sejam de madeira, os varões podem ser de madeira no mesmo tom, ou ainda metalizado como ouro velho. No entanto, os trilhos com sua renovada tecnologia são também ótimas opções e vêm ganhando na escolha de acessórios.
Além disso, tons escuros de cortina não são indicados para ambientes pequenos, pois passam a impressão de diminuição do espaço.
Agora que você já sabe escolher as cortinas para seu local de trabalho, encontre os melhores produtos de Joinville, basta buscar pelas cortinas da Sorian Cortinas e Decorações, e transformar seu ambiente profissional.
0 comments