Papel de parede para quarto: como escolher?
Existem muitas opções em papel de parede para quarto. Neste artigo você vai conhecer as mais indicadas para cada tipo.
O uso de papéis de parede no quarto permite que você expresse a sua personalidade através de cores e tons.
Dessa forma, atualmente o mercado conta com uma ampla variedade de modelos, cores e acabamentos.
A personalização das paredes do quarto traz vida, elegância, criatividade e originalidade ao ambiente.
Contudo, é preciso saber como acertar na escolha do papel de parede ideal. Por isso, elaboramos este artigo com várias dicas úteis.
Como acertar na escolha do papel de parede para o quarto
1- Tenha em mente qual será o estilo do quarto
O primeiro passo para acertar na escolha do papel de parede é construir a personalidade do ambiente.
Na prática, significa que você deve ter noção de como o quarto vai ser. Nesse sentido, defina se ele será um infantil, de solteiro ou de casal.
Em seguida, tenha noção das cores e estampas em que pretende trabalhar tanto na decoração quanto no papel de parede.
Não é necessário combinar os móveis e o restante da decoração com o revestimento, mas é recomendado ter noções básicas de combinação e paleta de cores.
2- Tenha cuidado com o tamanho do espaço
Isso não é uma regra, mas é uma boa dica para aproveitar melhor a funcionalidade do revestimento.
Existem cores que proporcionam uma amplitude do espaço, fazendo com que um quarto pequeno passe a ter a ideia de que é maior do que parece.
Dessa forma, as cores mais claras devem ser usadas em quartos menores. Dentre as opções mais usadas estão o branco e a palha.
Já os quartos maiores podem receber papéis de parede coloridos ou cores mais escuras como o preto e marrom.
3- As cores do papel de parede não precisam combinar com as cores da mobília e utensílios
A liberdade que você poderá aplicar no papel de parede exige um cuidado no que diz respeito às demais cores do ambiente.
Apesar de não ser necessário combinar o papel de parede com todo o resto da decoração, você deve ter consciência sobre o estilo que quer representar.
Não há nada de errado com a extravagância de colocar diversas cores vibrantes lado a lado, desde que essa seja realmente a intenção.
Dito isso, também é comum encontrar decorações onde o papel de parede é a atração principal, exibindo suas formas e cores exuberantes por trás de móveis e objetos variados.
No final das contas, seu gosto pessoal é o que vale. Porém, uma boa dica é prestar atenção ao círculo cromático se você tiver dificuldades para se decidir.
4- Use e abuse de elementos decorativos
Poltronas, abajures, estantes, cortinas e canto para livros podem ser usados para valorizar o papel de parede.
Além disso, as roupas de cama, almofadas e travesseiros podem combinar com a cor do papel de parede se você quiser um efeito mais harmonizado. Por fim, o uso de tapetes na decoração promove aconchego e beleza.
5- Faça a escolha certa
As cores mais claras são perfeitas para aplicar um papel de parede cujo padrão é mais simples.
Aqui, quanto mais suavidade nas cores menor a chance de conflitos e poluição visual, principalmente em relação aos quadros e adornos que serão colocados na parede.
No entanto, se o papel de parede escolhido for uma estampa complexa e colorida, a paleta de cores pode ser combinada para trazer equilíbrio.
Em outras palavras, você deve respeitar a harmonia das cores se quiser expressar um sentimento, ideia, personalidade ou alguma sensação.
Papel de parede para quarto feminino
Você pode seguir várias vertentes e caminhos, indo desde de um papel de parede de cor mais clássica até o uso de cores da moda.
Assim, para quartos infantis, estampas florais, tons de rosa, lilás ou roxo mais claro transmitem feminilidade e suavidade.
Também é possível brincar com as formas geométricas, optando pela escolha de um papel de parede com efeitos.
Já para os adultos, tudo depende do gosto pessoal de cada um. Não existem regras.
Papel de parede para quarto masculino
As cores mais tradicionais são o preto, azul e branco, mas tudo depende do gosto pessoal de cada um. Para homens que gostam de natureza, paisagens naturais, tons de verde e estampas de florestas são interessantes.
Para quartos infantis, os temas podem ser explorados de acordo com as atividades ou preferências da criança.
Opcionalmente, papéis de parede de cores mais sutis como concreto, tijolo e linho costumam trazer profundidade e despertar o interesse visual.
Tudo varia de acordo com a idade e os interesses, indo desde cores que representem games e animes até um estilo mais sóbrio e maduro.
Papel de parede para quarto de solteiro(a)
Como dito anteriormente, não existem regras para quartos de adultos. Algumas opções interessantes são verde, cinza, rosa, azul e os tons mais neutros, como cimento queimado.
Se a personalidade do dono(a) do quarto for sutil e delicada, os tons mais claros podem ser melhor aproveitados.
No entanto, cores vibrantes e ousadas são mais indicadas para quarto de pessoas mais energéticas e com muita personalidade.
Papel de parede para quarto de casal
A escolha do papel de parede para quarto de casal deve respeitar as preferências de cada um.
Para evitar conflitos ou impedir que as cores escolhidas fiquem distantes da personalidade dos dois, a solução é apostar em modelos de cores neutras.
Sendo assim, as opções mais escolhidas são bege, branco, off-white, cinza e palha.
Porém, caso ambos concordem em algum tom vibrante ou estampas elaboradas, basta escolher o que mais se adequa ao estilo do casal.
Papel de parede de quarto infantil
A principal dica na decoração para quarto infantil com papel de parede é usar elementos lúdicos que possuem relação com o universo das crianças.
Dessa forma, animais, estrelas, o sol e a lua podem fazer parte da estampa, aproveitando cores mais suaves para dar destaque a esses elementos.
O uso de tons pastéis, balões coloridos, listras e formas geométricas dão uma sensação de diversão e alegria.
Cores vibrantes também podem ser usadas, mas é recomendado moderação, já que esse tipo de cor pode causar um efeito cognitivo que impede a mente da criança de se desligar das atividades durante a noite.
Cuidados e Precauções
- Tenha cuidado com a quantidade: É recomendado adquirir uma metragem que corresponda a pelo menos 20% a mais do que o perímetro da parede, para cobrir eventuais falhas e imprevistos
- Prepare a parede antes da aplicação: A ajuda de uma lixa fina não deve ser descartada, pois o processo melhora a fixação do papel e evita o descolamento das pontas e laterais.
- Pinte a parede de branco antes de colocar o papel de parede: Paredes com cores fortes e chamativas podem atrapalhar o resultado final.
- Opte por um profissional especializado: a instalação do papel de parede é uma atividade de execução delicada e, frequentemente, complexa. Por isso, não recomendamos que não tente instalar sozinho, e sim que conte com a ajuda de um profissional para realizar a instalação.
A procura dos melhores revestimentos para a decoração do seu quarto? Conheça os papéis de parede da Sorian Decorações
0 comments