6 Estratégias para Projetar e Decorar uma Sala Integrada com Varanda
A sala integrada com varanda é uma tendência que tem feito sucesso e vem se concretizando no mundo da decoração, ganhando destaque, principalmente, em espaços pequenos, que precisam ser aproveitados com sabedoria!
Mas, antes de decidir integrar a varanda, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes da arquitetura e decoração do espaço. Dessa forma, a área poderá ser aproveitada da melhor maneira possível.
Confira, a seguir, 6 estratégias para projetar e decorar a sua sala integrada!
Como são as Varandas Integradas com Salas?
A integração de um cômodo significa a junção dele à outro, seja conectado estruturalmente como uma cozinha americana, ou pela decoração. Já a integração total une os dois conceitos para ligar os ambientes, tornando-os um só.
As varandas integradas estão em alta no mundo do design de interiores, com o objetivo de ampliar a área social, deixando o ambiente mais aconchegante e, no caso de imóveis pequenos, dando a sensação de amplitude.
A área da varanda ainda pode ser separada por portas de vidro ou cortinas, para quem desejar criar uma maior versatilidade no ambiente.
Quais as vantagens de ter uma Varanda Integrada?
As vantagens da varanda integrada não incluem somente os fins decorativos, pois esse cômodo também pode ser muito funcional e agregar valor ao imóvel.
Veja alguns benefícios promovidos por esse tipo de projeto:
Sensação de amplitude
Se pensarmos em um pequeno apartamento com uma varanda fechada, podemos nos sentir um pouco incomodados ou ainda claustrofóbicos, mas, se integrarmos essa varanda, o cenário muda completamente.
A varanda integrada oferece uma sensação de amplitude ao espaço (bem como mencionamos anteriormente), passando a impressão de se ter uma área maior, enquanto, na realidade, apenas alguns centímetros são ganhos.
Maior incidência de luz natural
Integrar a varanda também é uma opção para quem busca mais luz natural no ambiente.
Sem obstáculos para os raios solares, a iluminação e o calor podem adentrar mais facilmente, iluminando e esquentando o imóvel e promovendo o conforto térmico e estético.
Para uma sala de jantar ou estar, uma iluminação natural é imprescindível, agregando valor aos elementos decorativos e trazendo aconchego para o cômodo.
Layout flexível
Sabemos que, o ideal, é mudarmos os nossos móveis de lugar de tempos em tempos, experimentando novos layouts.
Com uma varanda integrada, a disposição dos elementos da casa pode ficar ainda mais flexível, sem o impedimento de uma parede ou divisória fixa que delimite espaços.
Sem dúvidas, essa é uma excelente vantagem da varanda integrada com a sala, permitindo uma infinidade de combinações e variações de decoração sem muitos obstáculos.
Facilidade de circulação
Remover uma parede ou uma porta pode mudar completamente a circulação do ambiente, deixando o cômodo mais acessível. Essa é uma das vantagens da integração da área da varanda.
Remover obstáculos para deixar o espaço mais agradável para a circulação de pessoas é o que permite a sensação de amplitude que já citamos mais de uma vez.
Valorização do imóvel
A varanda integrada é de grande valor estético e pode mudar significativamente o preço de um imóvel.
Essa simples alteração faz com que a residência tenha um design mais moderno e atual, de acordo com as novas tendências, que é o que muitos compradores procuram.
Por isso, se você deseja valorizar o seu imóvel para venda mas não sabe por onde começar, que tal investir na varanda integrada?
6 Estratégias para projetar sua Sala Integrada com Varanda
1. Se possível, remova paredes
Nem sempre é possível remover uma parede para fins decorativos, portanto, consulte um arquiteto ou engenheiro e estude a possibilidade de remover a parede que impede a integração do cômodo.
Em muitos casos, você pode trocá-la por um pilar reforçado ou por outro tipo de material que ajude na integração, se for o caso.
2. Nivele o piso
Se entre a sua varanda e a sua sala há um desnível, é interessante desfazê-lo para que não seja um obstáculo na integração. Utilizar o mesmo revestimento nos dois cômodos também é um meio de uni-los de modo ainda mais natural.
3. Dê vida ao ambiente
Pense na varanda como uma extensão da sua sala, não se esqueça de decorá-la com carinho e agregue cor e charme ao ambiente, colocando a sua personalidade nessa área.
Você pode transformá-la em um espaço de descanso ou em uma área gourmet. Além disso, se você pretende mudar sua sala de jantar de lugar, a varanda é uma ótima opção.
4. Aposte em elementos verdes
As plantas são elementos vivos e decorativos excelentes para espaços mais abertos. Logo, invista nas plantas para trazer mais sofisticação, vida e conforto para o seu ambiente.
5. Aposte nos móveis certos
O segredo para integrar completamente dois ambientes é investir em uma decoração adequada.
Uma opção é escolher móveis semelhantes entre si ou da mesma linha, de cores iguais e layout parecido para ambos os espaços. Dessa forma, você cria concordância entre eles e os torna um só.
6. Invista em cortina e persianas
Para solucionar os problemas de privacidade e acústica, você pode utilizar cortinas.
Elas servirão para quando você preferir isolar parcialmente um espaço, sem perder a iluminação natural e o espaço de circulação, garantindo um ambiente flexível.
Além disso, a cortina também deixará o cômodo mais aconchegante e charmoso.
Confira os produtos que a Sorian Decorações oferece para o seu espaço e inove agora mesmo!
0 comments