Sala de estar decorada com cortinas e poltronas estampadas, paredes brancas e espelhos pendurados
13
set

Estampas na decoração de ambientes: como usar sem exagerar?

Confira 7 dicas sobre estampas na decoração de ambientes e deixe a estética da sua casa harmônica e sem exageros.

Escolher as estampas que irão fazer parte da decoração de casa pode ser uma atividade prazerosa e divertida, mas requer alguns cuidados.

Saber combinar diferentes cores, estampas e papéis de parede com os móveis, cortinas, tapetes e demais objetos faz com que o espaço seja mais valorizado e adquira um aspecto original.

Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade para usar estampas na decoração devido a grande variedade de cores, que podem confundir muito até chegar a uma conclusão final.

Por isso, hoje você vai conferir 7 dicas para combinar estampas na decoração dos ambientes da sua casa.

1- Invista em Listras Coloridas 

Quarto de casal com papel de parede listrado em cores claras, complementado com roupas de cama em tons arenosos e verde musgo.

Optar por tecidos listrados é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais vivo e acolhedor. A maioria das pessoas preferem combinações clássicas como preto e branco ou preto e azul.

Porém, é possível ousar e arriscar outras combinações fora do padrão, principalmente através do uso das listras horizontais, por exemplo.

Esta técnica consiste em uma decoração diferenciada, onde o colorido influencia na sensação de maior amplitude do espaço.

Na prática, você pode arriscar em listradinhos, degradês ou usando qualquer tipo de papel de parede colorido em um cômodo de tons neutros.

2- Aposte no Mix de estampas 

Outra dica interessante no uso de estampas é quebrar a monotonia do espaço usando diferentes cores e formas nos tapetes, cortinas, roupas de cama e toalhas de mesa.

Para isso, a ajuda de arabarescos, desenhos de flores ou desenhos geométricos torna o ambiente mais despojado e evita aquela sensação de vazio.

Contudo, evite usar uma estampa da mesma cor que a parede ou o chão. Nesse caso, é mais viável usar uma estampa de cor que contraste  com as cores já existentes naturalmente.

3- Dê uma diferenciada no ambiente através das estampas em xadrez 

Gato deitado sobre livro em sofá com xale xadrez

As estampas em xadrez têm a capacidade de transformar uma decoração básica e monótona em uma decoração moderna e atual.

Porém, seu uso é mais aconselhável em peças pequenas como nas almofadas, toalhas de mesa ou puff.

Existe o xadrez Vichy, que usa cores mais clássicas como preto e branco, vermelho, verde e branco e o xadrez Buffalo, conhecido por mesclar listras e quadrados. 

Seja qual for a combinação, o efeito xadrez nunca falha na decoração de ambientes e sempre é visto com bons olhos.

4- Evite o excesso de cores 

Para acertar na decoração das estampas que vão compor o ambiente é necessário evitar o excesso de cores.

O colorido sempre funciona, mas em excesso contribui até mesmo para a poluição visual. Por isso, prefira usar de 2 a 3 cores diferentes, mas evite o exagero.

A escolha do papel de parede para quarto de casal, por exemplo, deve seguir dois caminhos: a decoração de uma só parede ou a decoração de todas elas.

Enquanto a decoração de uma só parede promove o destaque de uma área específica, a decoração de todas elas cria um ambiente heterogêneo muito diferente.

Além disso, a cor predominante deve ser o ponto de equilíbrio entre as demais cores, que em outras palavras significa combiná-las adequadamente.

5- Comece com uma cor específica e evite pensar muito 

Sala de estar conjugada com sala de jantar, onde o verde limão predomina nas cadeiras, almofadas e nas estampas das cortinas.

Existem muitas combinações possíveis de estampas e cores, todavia, o ponto inicial não precisa trazer indecisão.

Nesse sentido, escolha uma cor primária e vá construindo uma paleta de cores condizente com a escolha até o final.

Lembre-se que o equilíbrio é o melhor ponto de partida. Contudo, não se esqueça de respeitar a sua personalidade, ou seja, nada de escolher uma cor sem considerar as suas preferências pessoais. 

6- Use estampas nas poltronas e nos sofás

Uma das maneiras de encontrar equilíbrio nos espaços decorativos é usando os móveis como base principal.

Já percebeu que em muitas vezes os móveis e objetos estampados criam efeitos interessantes sobre um cômodo?

Pois a ideia aqui é justamente essa. Mas tenha cuidado para não escolher uma estampa inadequada, que pode prejudicar o destaque dos outros ítens decorativos.

Sendo assim, aposte em móveis estampados ou considere o sofá ou a cama como ponto de partida para a harmonização do espaço.

7- As estampas neutras não precisam ser menosprezadas 

O bom gosto é a base para uma decoração viva e criativa, que nem sempre deve ser sinônimo de cores fortes e chamativas.

O uso de estampas de cores neutras como palha, cinza ou marrom promove um conforto visual enorme, capaz de relaxar e até mesmo desestressar.

Além disso, muita gente prefere uma decoração mais tradicional, que dificilmente erra e gera uma zona de conforto.

Em resumo, você pode usar estampas com as cores que mais gosta, inovar com cores mais exóticas ou simplesmente investir em cores tradicionais e clássicas.

Portanto, a base para a decoração com estampas baseia-se no equilíbrio da paleta de cores e no uso de objetos e cores atrativas. 

Conheça os produtos da Sorian agora mesmo e consiga a melhor decoração para a sua casa!