como escolher cortinas para decorar sua casa
13
out

Como escolher cortinas para decorar sua casa em 3 passos

Para aprender como escolher cortinas, você precisa pensar em funcionalidade, estilo e tonalidade. É necessário aprender a considerar os aspectos físicos do ambiente antes de pensar somente na aparência, se você quiser acertar na escolha.

Lisas ou estampadas, cortina blackout, cortinas curtas, sobra de tecido abaixo da janela, entre outros, são todos aspectos a considerar para encontrar a cortina ideal. Também é muito importante verificar a altura do pé direito para escolher a cortina certa.

No post de hoje, você verá como escolher cortinas para decorar sua casa da melhor forma possível e com o melhor aproveitamento em 3 passos.

 

Escolhendo as cortinas da sua casa em 3 passos

1 – Funcionalidade

Embora muitas pessoas pesquisem primeiro as cores e o material da cortina, na verdade, a primeira coisa que deve ser verificada é a funcionalidade desejada. Escolher cortinas para decorar sua casa pode ser muito fácil se você tiver em mente o que precisa.

Por exemplo, nos quartos, a principal função das cortinas é controlar a luminosidade para garantir um sono de qualidade. Já na sala, esse bloqueio pode ser parcial, enquanto na cozinha a luminosidade pode e deve reinar absoluta, já que a luz solar até ajuda nas tarefas diárias.

O mesmo vale para a privacidade. Nesses casos, no quarto deve ser total, na sala pode ser parcial e na cozinha fica de acordo com a preferência do morador.

Outro princípio que se pode aplicar à funcionalidade é o isolamento térmico. A diferença, porém, é que o isolamento térmico pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa, especialmente para diminuir o frio ou calor excessivo. 

Cozinhar com muito frio ou muito calor não é bom, então essa é uma funcionalidade que independe das outras.

Depois de definir os parâmetros para cada cômodo, chegou a hora de escolher as cortinas para decorar sua casa de acordo com as funcionalidades. Veja abaixo algumas dicas:

  • Privacidade: tecidos grossos, como a sarja e o blackout são os ideais. Quanto mais fechadas as tramas, menor a visibilidade;
  • Luminosidade: a luminosidade pode ser controlada tanto por tecidos mais pesados quanto por duas ou mais camadas de tecido médio ou leve. Você pode combinar as variações para criar composições únicas. Também é possível optar pelas persianas, que dão a liberdade de controlar melhor a privacidade. Algo importante no controle de luminosidade é sempre sempre 20 centímetros de sobra abaixo da janela, além de uma sobra de cada lado para que a cortina fique com o efeito ondulado;
  • Isolamento térmico: tecidos mais macios costumam proporcionar melhor isolamento térmico, como o veludo, por exemplo. Entretanto, o blackout também atua dessa forma, já que bloqueia totalmente a passagem de luz.

 

Leia também:

Quais as vantagens das cortinas sob medida?

Aprenda como usar tons de cinza na decoração sem monotonia

 

2 – Estilo

Apesar de ser um norteador de toda decoração, muita gente ainda não pensa em definir um estilo para cada ambiente. Para escolher cortinas para sua decoração, a definição de um estilo é tão importante quanto a definição da funcionalidade.

Você pode mesclar estilos que contrastam entre si, desde que respeite o bom senso e o refinamento. A dica aqui é começar pelo estilo mais simples e elevar o nível aos poucos.

Tente imaginar sua sala de estar em um estilo minimalista. Em seguida, adicione os itens que você mais quer que estejam presentes. Conforme você vai montando a decoração em sua mente, imagine qual estilo de cortina se encaixa melhor com o restante.

Você pode escolher entre diversos estilos:

  • Clássico;
  • Moderno;
  • Industrial;
  • Urbano;
  • Rústico;
  • Minimalista;
  • Étnico;
  • Entre muitos outros.

Se você já tem um estilo que pretende seguir, fica ainda mais fácil. Você pode tanto escolher cortinas para decorar sua casa com o mesmo estilo do ambiente, ou mesclar com outros estilos contrastantes. Um bom exemplo é o Moderno com o Industrial. O estilo industrial geralmente utiliza persianas e rolôs, mas pode receber uma cortina de seda para mesclar com o moderno.

 

3 – Tonalidade

Finalmente, chegamos à tonalidade, que é uma das primeiras coisas que se pensa em definir ao escolher cortinas para decorar a casa. A tonalidade das cortinas pode ser modificada após a definição de todos os outros fatores e, por isso, deixamos por último.

Para escolher cortinas para decorar sua casa da forma certa, é preciso entender que uma paleta de cores deve ser seguida. Muitas vezes, você já terá uma paleta definida em sua decoração. Em outras, deverá buscar você mesmo a cor ideal para combinar.

A melhor dica que podemos dar referente a cores é utilizar o círculo cromático para encontrar a tonalidade perfeita na hora de escolher cortinas para decorar sua casa.

como escolher cortinas para decorar sua casa - círculo cromático

O círculo cromático nada mais é do que um círculo onde estão todos os tons primários, secundários e terciários em várias opacidades diferentes. Existem muitos esquemas para combinar as cores, como:

  • Cores complementares: as que estão diretamente opostas no círculo;
  • Cores análogas: três ou quatro tons que estão lado a lado;
  • Tríade: três cores equidistantes (com a mesma distância entre si) dentro do círculo;
  • Fenda: uma cor primária e duas diretamente opostas com o espaço de um tom entre si;
  • Quadrado: quatro cores equidistantes.

Esses são alguns exemplos de esquemas que podem ser usados com o círculo cromático para escolher cortinas para decorar sua casa. Há também os tons neutros, como cinza, preto e branco. Inclusive, o branco e o marfim são dois dos mais utilizados para dar a sensação de amplitude no ambiente.

Depois de definidos os três passos, conheça as opções de cortinas da Sorian, feitas sob medida da forma que você precisa para ficarem perfeitas em sua decoração.